"O fotógrafo não tem a possibilidade, como Turner, de criar uma cidade até então inexistente em redor de uma colina, tornando-a visível por meio de algumas pinceladas, acrescentar uma ou duas torres a uma edificação suntuosa, ou ainda eliminar o cume de uma montanha. Ele deve reproduzir aquilo que vê, exatamente da maneira que vê, sendo a escolha do ponto de vista o único privilégio à sua disposição".
Esta frase resume bem um dos pontos fulcrais em fotografia, que é a capacidade que o fotógrafo possui de selecionar e dispor os elementos que compõem uma fotografia. Esta capacidade depende em grande parte do ponto de vista do fotógrafo. O local onde este se coloca para registrar uma cena é de extrema importância para a composição daí resultante Por vezes, uma pequena alteração no ponto de vista afeta quer o equilíbrio, quer a estrutura e a iluminação dessa composição.
A composição fotográfica é a maneira de enquadrar os elementos do tema fotografado - formas, linhas de força, escolha de planos, tons e cores - de acordo com os princípios estéticos de cada fotógrafo.
Uma boa imagem depende muito mais destes fatores do que da qualidade da câmara fotográfica.
Influência da perspectiva na composição
A fotografia, assim como o desenho e a pintura, é bidimensional. Para se conseguir obter numa fotografia o efeito de profundidade é necessário captar a perspectiva.
Há três aspectos essenciais que criam o efeito de perspectiva:
- Redução de escala. Objetos do mesmo tamanho, quanto mais afastado estiverem do espectador, menores parecem.
- Perspectiva linear. Linhas retas paralelas dão a sensação de convergir com
o aumento da distância
- Sobreposição. Consegue-se uma sensação de profundidade, quando um objeto encobre parcialmente outro. Esta sensação pode ser aumentada pela presença de sombras na composição
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário