Marcadores

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Planos de Enquadramento


Planos de Enquadramento
Há muitas maneiras de se captar uma imagem e cada uma delas pode ser escolhida para um objetivo específico. Dessa forma, um fotógrafo ou um diretor determina o plano de enquadramento para realçar uma cena, acontecimento ou expressão. Aqui, serão exemplificados os planos de enquadramento mais conhecidos, acompanhados de breve explicação, afinal, pois o mais importante nestes casos é mostrar, não explicar demasiadamente.
Grande plano geral
Temos o grande plano geral quando a fotografia capta todo um ambiente, com seus mais variados elementos. Este plano normalmente feito a partir de um ponto mais elevado, com a câmera inclinada para baixo, usando uma lente grande-angular. E nele, as figuras humanas aparecem ao longe, com suas características físicas praticamente indefinidas para o espectador.
Plano Geral
A personagem é mostrada juntamente com o ambiente na qual está inserida.
Plano de Conjunto
O sujeito aparece dos pés à cabeça e se situa num ambiente específico. O sujeito é totalmente caracterizado.



Plano Médio
O indivíduo aparece da cintura para cima. Esse plano é muito utilizado em jornalismo televisivo. A imagem seguinte (Fátima) está mais para primeiro Plano, que também é chamado de plano próximo.

Close
No enquadramento, o sujeito tem ombros e cabeça à mostra. O contexto é muitas vezes esquecido e a importância é totalmente dada ao rosto do sujeito, ressaltando sua expressão.


Bigclose
Aqui só o rosto é mostrado, o espaço de contexto é completamente esquecido e o intuito é ressaltar mais uma vez expressões. É extremamente intimista e dramático.




Detalhe
É aqui muito próximo, porém a visualização é sempre em partes. Nunca o rosto inteiro é mostrado. Temos aqui uma boca, um olho, uma orelha, uma mão ou qualquer outra parte que é vista de forma singular e sem intimidar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário